A pílula contracetiva - Parte IV: Orientações no esquecimento da toma

segunda-feira, julho 21, 2014 Ariadne 0 Comments

A pílula deve ser tomada todos os dias à mesma hora, durante 21 dias, com uma pausa de 7 dias e depois recomeça nova embalagem (com exceção daquelas pílulas que são tomadas todos os dias sem pausa). 


Todas nós já nos esquecemos de tomar um comprimido da pílula; por vezes a falha é só de algumas horas, por vezes é de alguns dias. Então, como proceder?

Se a toma da pílula tem um atraso de 12h ou menos, a proteção contracetiva não deve ser afetada se tomar a pílula em atraso imediatamente e continuar a tomar as pílulas seguintes à hora habitual (isto pode significar tomar duas pílulas no mesmo dia)

Se a toma tem um atraso superior a 12h ou se não tomou mais de uma pílula, a proteção contracetiva pode estar mais baixa e tem de usar proteção adicional. Quanto mais pílulas não tomou, maior é o risco da falha contracetiva. Neste caso, siga as instruções relativas à prática diária:
  • Esquecimento de 1 comprimido: Tomar logo que possível; pode tomar duas pílulas no dia seguinte. 
  • Esquecimento de 2 comprimidos na 1ª semana da nova embalagem: Usar contraceção adicional nos 7 dias seguintes; se existir relação sexual sem proteção, usar contraceção de emergência
  • Esquecimento de 2 comprimidos na 2ª semana: Usar contraceção adicional nos 7 dias seguintes; se existir relação sexual sem proteção, não é necessário usar contraceção de emergência
  • Esquecimento de 2 comprimidos na 3ª semana: Terminar a embalagem e iniciar de imediato outra e usar contraceção adicional nos primeiros 7 dias.
Quaisquer dúvidas, podem mandar-me email: ariadneminos.blog@gmail.com.

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)