Gosto é deles caros (e estes nunca ficam em saldos)

domingo, julho 13, 2014 Ariadne 1 Comments

Oftalmologista - Clínica Privada: 80€
Ginecologista - Clínica Privada: 60€ + custo dos exames
Psiquiatra - Clínica Privada: 80€ (fui só uma vez, não tenho vergonha de dizer que fui)
Tal é a fé que eu tenho no Serviço Nacional de Saúde (doravante designado por SNS) que eu prefiro largar "uma nota preta" nas clínicas privadas. Os médicos recebem um salário melhor, mas a atenção e a dedicação à pessoa também é maior.
Há uns dias fui à ginecologista pedir uma segunda opinião e para saber se o implante estava bem colocado, pois no centro de saúde já não consigo falar com a minha médica de família. Quando lá chego pergunto sempre se a consulta é com ela, respondem que sim, e depois é sempre com o interno. Ora, toda a gente precisa de aprender, mas eu não tenho confiança com ele; há certos assuntos que eu e a minha médica já temos alguma história e é mais fácil fazer-lhe as perguntas. Para além do mais, este médico descarta-me muito rapidamente; ele não percebe que fiquei hipocondríaca depois do esgotamento há dois anos. A minha médica já sabe e é diferente falar com ela; ele olha para mim como se fosse parva. Amigo, trabalho na área da saúde também, mas não é preciso despachar-me como se eu não soubesse do que falo; se peço análises, é porque é para ficar mais descansada. A minha médica já sabe disto e sabe que não sou daquelas hipocondríacas chatas, que está sempre no médico a queixar-se do que for.
Na consulta de planeamento deste ano, a citologia veio com um certo resultado que não me chateou muito, mas quando mais tarde quis falar com a minha médica sobre isso, era o interno que me estava a atender e despachou-me sem falar sobre o assunto.
O público anda muito assim: é atender depressa, que está muita gente à espera. Adicionalmente, são mal pagos e devido a isto, muitos profissionais não se dedicam tanto aos seus doentes. A culpa do SNS estar a ruir não é puramente do Estado, mas também dos seus profissionais de saúde.

1 comentário :

  1. Vou ser sincera. Não tenho razao de queixa dos últimos 3 centros de saúde onde estive... :/

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)