Elas andam aí!...

segunda-feira, outubro 20, 2014 Ariadne 0 Comments

Estou a falar das constipações. A mudança de tempo, mais as mudanças de temperatura dentro e fora dos edifícios e ao longo do dia, levam ao aparecimento da doença mais comum do humano.
A constipação é a infecção vírica mais frequente no ser humano. Na sua origem podem estar mais de duas centenas de vírus, sendo o rinovírus o principal. Só deste existem vários tipos diferentes o que explica a variedade dos sintomas e a inexistência de uma vacina.
Trata-se de uma infecção das vias respiratórias superiores, o que significa que afecta sobretudo o nariz, a garganta e os ouvidos. Daí os seus sintomas:


Estes sintomas surgem dois a três dias após contágio e podem manter-se por duas semanas, mas a maioria das pessoas recupera numa semana. (eu demoro cerca de 2 semanas…. É uma chatice!)

Qualquer pessoa, em qualquer idade, se pode constipar, mas no adulto isso acontece, em média, duas a quatro vezes por ano. Na criança o sistema de defesas (imunitário) ainda é frágil, e a susceptibilidade é maior, além de que elas partilham espaços mais fechados, o que facilita a transmissão do vírus. Quando as infecções respiratórias acontecem mais do que seis vezes por ano é necessária uma avaliação médica.

A vulgar constipação distingue-se de outras doenças como a:
GRIPE - que surge de forma súbita com febre elevada, prostração e dores musculares intensas; só ao fim de dois a três dias podem surgir os sintomas respiratórios.
RINITE ALÉRGICA - em que não há febre e a alergia manifesta-se por vários dias consecutivos.
SINUSITE - com congestão nasal, tosse nocturna, dores faciais e por vezes dores de cabeça, podendo ocorrer febre baixa.

Os vírus que causam a constipação entram no organismo pelo nariz ou pela boca o que pode acontecer após o contacto com mãos e objectos contaminados. Levar as mãos aos olhos, ao nariz ou à boca é meio caminho andado para se ficar constipado.

Por isso, a prevenção - para evitar ser contagiado ou contagiar outros - passa por:





0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)