EXPOSIÇÃO - "FARMÁCIA - A ARTE MILENAR DE CURAR"

quinta-feira, outubro 30, 2014 Ariadne 0 Comments

"Os gémeos SS. Cosme e Damião, patronos de toda a actividade hospitalar (medicina/farmácia), personificam iconograficamente uma grande ambição antropológica – a Cura.

Cruzando a mitologia com o culto cristão, os dois santos, representados a realizar actos médico-farmacêuticos, apresentam usualmente como atributo um estojo de cirurgião, um vaso de farmácia, uma caixa de unguentos, uma lanceta ou uma espátula (para preparar pomadas e bálsamos), ou ainda um frasco de vidro para examinar a urina.

Estes patronos sintetizam, através de uma obra-prima do Museu Nacional Machado de Castro, a filosofia dos serviços do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o conceito base desta exposição – A Arte Milenar de Curar.

“Se não existe vida sem doença, então, não é possível doença sem remédios destinados a combate-la e a aliviar os seus sintomas. A história da medicina está intimamente ligada à ciência dos medicamentos. Ambas remontam ao aparecimento do homem na terra. As doenças são parte integrante da luta do homem pela sobrevivência e pela vida.” (Paula Basso, na sua obra A Farmácia e o Medicamentos – Uma história concisa).

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra vai organizar a  exposição “Farmácia – A Arte Milenar de Curar”, de 30 de Outubro de 2014 a 30 de Janeiro de 2015.

Esta estará exposta no átrio principal do Hospital Universitário de Coimbra (HUC)."


0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)