Acne - Parte II

segunda-feira, dezembro 08, 2014 Ariadne 0 Comments

Ver também Parte I.
 
Quem afeta?
Afeta 80% de pessoas entre os 11 e os 30 anos, não escolhe etnias, e em algumas pessoas (1 em cada 20 mulheres, e 1 em cada 100 homens) continua durante a vida adulta (acne do adulto).
Em Portugal, 85% dos adolescentes são afetados por esta condição na adolescência (fonte).
 
Como se desenvolve?
O acne ocorre quando as glânculas sebáceas localizadas na pele aumentam a sua atividade, produzindo quantidades excessivas de sebo, uma substância oleosa que hidrata a pele. O excesso de sebo forma uma espécie de tampão com células mortas, bloqueando o folículo da pele.
Se o folículo bloqueado estiver perto da superfície da pele, vai formar uma erupção cutânea com uma cabecinha branca. Se o tampão atingir o topo do folículo, abrindo para a superfície da pele, vai formar uma cabeça preta.
As bactérias inofensivas que proliferam na pele podem infetar os folículos obstruídos. Isto faz com que a pele circundante fique vermelha e dorida, e produza pus, levando à formação dos pontos negros/brancos, nódulos e cistos.
 
Porque é que algumas pessoas têm acne e outras não?
Os adolescentes têm tendência a formar acne porque os níveis hormonais de androgénios aumentam na puberdade. Estas hormonas podem provocar um aumento do tamanho das glândulas sebáceas, levando a uma maior produção de sebo. As mudanças hormonais verificadas na gravidez ou no início/fim da toma da pílula contracetiva também podem provocar o desenvolvimento de acne. O acne também pode ter uma componente genética. Adicionalmente, alguns medicamentos também levam ao aparecimento desta condição.
 
O que piora o acne?
Mudanças hormonais alguns dias antes do aparecimento da menstruação.
Óleo presente em produtos cosméticos como hidratantes e maquilhagem.
Irritantes no meio ambient, como poluição ou ´humidade.
Espremer ou arranhar os pontos negros, brancos ou borbulhas.
Arranhar/esfregar a pele.
Stress
 
O que não é verdadeiro sobre o acne
Banhos de sol e solários ajudam a melhorar os sintomas de acne.
O acne é contagioso.
Espremer os pontos negros, brancos, borbulhas é a melhor forma de remover o acne.
O acne é causado por uma má higiene e ter a pele suja (não é causado, mas ajuda a piorar)
O acne é causado por uma má dieta (mas existem alimentos que aumentam os níveis hormonais, o que pode despoletar uma crise acneica).
 
 

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)