Proatividade

domingo, dezembro 14, 2014 Ariadne 0 Comments

Odeio esta palavra de tanto a ter ouvido nos últimos anos da Universidade. "Têm de ser proativos. A proatividade é o que vos vai distinguir dos outros profissionais que têm as mesmas qualificações que vocês. Uma pessoa proativa é uma pessoa de sucesso. As pessoas proativas conseguem chegar aos seus objetivos. Se não forem proativos, bem podem ficar a observar o sucesso dos outros e chorar. Proactividade, proativos, proatividade...."
Mas afinal o que é a proatividade? "A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio." No trabalho, a proatividade tem como principais características: procura ativa de oportunidades que permitem a mudança; planeamento e execução de ideias; enfrentar obstáculos, solucionando problemas tendo em vista uma meta a longo prazo.
Existem várias, inúmeras dicas, livros, organizações que ensinam uma pessoa a ser mais proativa, mais "forthcoming". Digo-vos isto: é, na minha opinião, difícil para uma pessoa muito introvertida ser proativa no trabalho, porque a pessoa introvertida tem demasiado medo de se chegar à frente e "ser vista", por mais que o queira. No entanto, ser proativo não é só dar a cara; uma pessoa pode ser proativa sem ser o centro das atenções, mas vai chegar uma altura em que vai ter de assumir um maior papel se quer atingir os seus objetivos.

Não sou uma pessoa muito proativa. Faço bem o meu trabalho, tenho algumas iniciativas, mas não chego nem de perto nem de longe aos calcanhares dos grande empreendedores, aqueles que acreditam ao máximo em si, nas suas ideias, nas suas capacidades para levar até ao fim os seus objetivos, mesmo que a vida os tente derrubar ao máximo. No entanto, não sou uma pessoa sem objetivos e a seu tempo gosto de ir à luta para os realizar.

Já li muitos textos sobre como ser uma pessoa de sucesso, planear, definir objetivos e formas de alcançá-los. A realidade é que sou preguiçosa. Se eu tivesse um pouco mais de força de vontade e organizasse melhor o meu tempo, não deixando que a preguiça e a procrastinação vencessem tantas vezes, já poderia ter realizado mais dos meus objetivos a curto prazo. 

O novo ano está a chegar e é aquela altura em que todos fazemos planos para nos melhorarmos, mas convenhamos: quantos de nós cumprimos na realidade aquilo a que nos propomos no início do ano? Não estou a falar de incumprimentos por força de motivos exteriores a nós mesmos; num ano muita coisa acontece que não conseguimos controlar, é pura e simplesmente impossível. Estou a falar de nós, da nossa força interior. Todos os anos digo: "Vou ser menos preguiçosa. Vou praticar mais exercício físico." Eu conheço-me; tenho fases em que de facto cumpro, mas sou realista e sei que serei sempre preguiçosa, por isso já planeio as coisas tenho em conta esse factor. Poderia fazer uma força muito grande para mudar aos poucos, mas tenho preguiça. Até agora a preguiça e a procrastinação ainda não me foram, nem de perto, fatais, mas sei que poderia ter conseguido mais se estas características não predominassem tanto.

Hoje, como sempre, partilho convosco dicas de como ser mais proativo. Acredito que hajam muitos de vós que conseguem segui-las; até eu as sigo de vez em quando e quando o faço, vejo resultados. 

8 dicas de como ser uma pessoa proativa
1. Só nós próprimos conseguimos resolver os nossos problemas e sucessos
2. Foca-te na solução, e não no problema
3. Sê responsável pelas tuas ações
4. Estabelece objetivos SMART (Seletivos/Específicos, Mensuráveis, Alcansáveis, Realísticos, com um Tempo/Prazo definido)
5. Faz a tua própria sorte
6. Sê consistente
7. Encontra as pessoas certas para te ajudarem
8. Sê honesto

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)