Vamos lá falar de maquilhagem

terça-feira, janeiro 20, 2015 Ariadne 1 Comments

Uma anedota que o senhor meu namorado adora contar-me:
"Porque é que usas maquilhagem?"
(resposta suposta) "Para ficar mais bonita"
"Então porque é que não ficas?" (na brincadeira, porque se for a sério ele sabe que leva porrada!)

Mas agora a sério: porque é que as mulheres usam maquilhagem? Todas têm diferentes razões: para de facto ficarem mais bonitas, para aumentar a autoestima, simplesmente porque gostam, para não terem um ar doente, para disfarçar imperfeições como cicatrizes, porque é obrigatório no trabalho (há certas lojas em que as empregadas têm todas maquilhagem).
Agora, não me venham com a razão que é para ficarem mais bonitas aos olhos de um homem, porque eles gostam de nos ver sem maquilhagem, acham que não ficamos tão artificiais (embora saibam apreciar quando a maquilhagem fica bem a uma mulher).

Mulher que é mulher, maquilha-se e arranja-se ao máximo para competir com outra mulher; eu nem digo impressionar, porque elas querem é mesmo provar que são melhores.
As armas de uma mulher contra outra mulher são "simples": manipulação, sorrisos falsos e uma ótima aparência (maquilhagem e roupas e cabelo e acessórios e etc.).

Quantas de nós, ao nos encontrarmos com uma conhecida que é girinha, está bem vestida, nos sentimos completamente deslavadas, sem graça e não pensámos "Porque é que não pus qualquer coisinha, um batom só para dar cor?", ou "Devia ter vestido aquelas calças em vez destas malditas calças de fato de treino". Não interessa que só tenhamos saído de casa para ir comprar pão; mulher que é mulher tem sempre aquele sentimento de que tem de estar melhor que a outra. Não precisam ser rivais, mas é a sociedade.

No outro dia estava nas Finanças e reparei que a maior parte das mulheres que lá estavam à espera tinham um ar cansado, descuidado. Já nem falo em questão de maquilhagem ou roupas, porque cada um sabe o que pode comprar, mas espantei-me que a maior parte das mulheres não se preocupe consigo, ache que não vale a pena ter mais cuidados com o seu bem-estar, porque muito do nosso bem estar interior vem de nos sentirmos bem em termos de saúde, de emoções, e, convenhamos, da imagem também. É um pouco como aquele mantra "Sorria todos os dias durante 5 minutos; ao fim de uns tempos, o sorriso vem naturalmente".

INSTAGRAM     |     BLOGLOVIN

1 comentário :

  1. Tirando quando vou ao ginásio e em casa, é raro sair sem maquilhagem. Principalmente corrector de olheiras, é a minha salvação. Realçar o que temos de bonito, uma mulher simples mas arranjadinha dá logo outro ar :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)