A máscara cirurgica

segunda-feira, fevereiro 16, 2015 Ariadne 2 Comments

A primeira coisa que um Português pensa quando vê uma pessoa com esta máscara é "Oh meu deus que ele tem uma doença super horrível e contagiosa"; depois tratam a pessoa com desdém e lançam mil olhares de lado. Ai, santa paciência, que mentes pequeninas.
Ora, a máscara é um objeto muito importante, especialmente para impedir o contágio de doenças infeciosas, como a gripe, prevenindo assim o espalhamento da doença. Se mais pessoas usassem este objeto e não tivessem VERGONHA, impediam-se muitos surtos de gripe.
Este é também um objeto muito valioso para a saúde dos bebés, seres muito frágeis e muito vulneráveis; se um dos pais/avôs/amas se sentir um bocadinho de nada doente, deve logo colocar uma máscara para impedir que aquele bebé com o sistema imunitário ainda a desenvolver fique doente.
A máscara é também muitas vezes utilizada não para proteger as outras pessoas, mas para proteção própria. Os doentes imunodeprimidos, ou seja, com o sistema imunitário em baixo devido ao combate a, por exemplo, um cancro, devem usar estas máscaras para evitar serem contagiados com agentes oportunistas; muitas vezes os doentes de cancro desenvolvem pneumonias por terem sido expostos ao agente patogénico.

Eu louvo a atitude da população nipónica em relação a este objeto; eles compreendem a importância da máscara cirurgica, compreendem que é uma arma potente para a saúde pública. Um japonês sente-se a ficar doente, coloca logo a máscara para impedir o contágio às pessoas em redor.
Destaco aqui um artigo (em inglês) sobre o uso destas máscaras pelos japoneses.

Portanto, da próxima vez que virem uma pessoa a usar uma máscara cirurgica, não julguem; pensem que é uma atitude positiva e a pensar na saúde, vossa e deles próprios.

INSTAGRAM     |     BLOGLOVIN

2 comentários :

  1. Pois, mas no Japão é já um uso comum, em Portugal não é habitual ver-se ninguém a usar máscara. Talvez ajudasse se alguém fizesse uma sensibilização acerca desse assunto. O que é certo é que na Europa também não se faz disso.

    Beijo,

    http://cereja-dooce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. eu uso máscara para trabalhar por isso é quase como no emprego normal usar uma caneta xD lol

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)