Infeções urinárias

segunda-feira, fevereiro 09, 2015 Ariadne 0 Comments

As cistites, mais conhecidas por infeções urinárias, afetam grande parte da população, pelo menos uma vez na vida. São uma das infeções mais comuns.

As infeções da bexiga urinária são mais frequentes nas mulheres do que nos homens, particularmente durante o período fértil. Algumas mulheres desenvolvem infeções repetidas da bexiga urinária.
As bactérias da vagina podem deslocar-se para a uretra e para o interior da bexiga. As mulheres contraem com frequência infeções da bexiga depois de uma relação sexual, provavelmente porque a uretra sofreu contusões durante a mesma. 

As infeções da bexiga em geral produzem uma frequente e urgente necessidade de urinar e uma sensação de ardor ou dor durante a micção (ato de urinar). Em geral, a dor sente-se por cima do púbis e, muitas vezes, também na parte inferior das costas. Outro sintoma é a micção frequente durante a noite. Frequentemente, a urina é turva e em aproximadamente 30 % dos casos contém sangue visível. Os sintomas podem desaparecer sem necessidade de aplicar qualquer tratamento. Por vezes, uma infeção da bexiga não causa sintomas e é descoberta quando se efectua uma análise de urina por outros motivos. As infeções assintomáticas da bexiga são especialmente frequentes nas pessoas de idade avançada, podendo desenvolver como resultado uma incontinência urinária.

Como primeira medida de tratamento, beber uma grande quantidade de líquidos muitas vezes elimina uma leve infeção da bexiga. O jacto da urina empurra muitas bactérias para fora do corpo e as defesas naturais eliminam as restantes.
Antes de prescrever antibióticos, o médico determina se o paciente sofre de alguma perturbação que possa agravar a infeção da bexiga, como uma alteração da sua estrutura ou da actividade nervosa, uma diabetes ou um sistema imunitário debilitado, que pode reduzir a capacidade de combater a infeção. Tais situações podem exigir um tratamento mais enérgico, especialmente porque é provável que a infeção reapareça mal se suspenda o tratamento antibiótico.

Existem suplementos naturais que aliviam os primeiros sintomas de uma infeção urinária leve ou nos primeiros sintomas. A Arkocapsulas tem suplementos à base de Uva Ursina e Urze, duas plantas utilizadas para melhorar a saúde das vias urinárias. Suplementos à base de arando vermelho também aliviam os primeiros sintomas de uma infeção urinária. No entanto, quando as dores/ardor ao urinar já é muito intenso e/ou existe sangue, não há outra solução senão ir ao médico. Nada de ir à farmácia pedir antibiótico sem receita médica!!!

Qualquer dúvida deixem em comentário ou podem enviar-me um email para ariadneminos.blog@gmail.com.

INSTAGRAM     |     BLOGLOVIN

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)