Anemia

terça-feira, março 31, 2015 Ariadne 1 Comments

O sangue é constituído por um fluido denominado plasma e por células. O sangue contém:
- Glóbulos vermelhos: transportam o oxigénio para todo o organismo
- Glóbulos brancos: formam parte do sistema de defesa do organismo (sistema imunitário), e protegem o organismo de infeções
- Plaquetas: participam no processo de coagulação sanguínea em caso de ferida ou lesão.
- Proteínas e outras substâncias químicas: desempenham diversas funções.
Os glóbulos vermelhos formam-se na medula óssea. A cada dia, milhões destas células são libertadas na corrente sanguínea. É necessário um fornecimento constante destas células para substituir as células velhas ou danificadas.
Os glóbulos vermelhos contêm uma substância química, chamada hemoglobina, que se liga ao oxigénio nos pulmões, distribuindo-o por todo o organismo. Para a produção constante de glóbulos vermelhos e hemoglobina, o organismo necessita de uma medula óssea saudável e nutrientes da dieta, tais como o ferro e determinadas vitaminas.
Anemia poderá significar uma de duas coisas: que a quantidade de glóbulos vermelhos é mais baixa do que o normal; ou que a quantidade de hemoblobina presente em cada glóbulo vermelho é mais baixa do que o normal. Em ambos os casos há uma perda na capacidade de transportar oxigénio para os órgãos e tecidos do organismo. 
A anemia por deficiência de ferro vai-se instalando progressivamente; os sintomas surgem e agravam-se também de forma progressima, desde o défice ligeiro de ferro até à anemia. A necessidade de reposição das reservas de ferro surge ainda antes da instalação da anemia
Os sintomas de anemia surgem em consequência da redução da quantidade de oxigénio no organismo:
- Fraqueza ou cansaço
- Sensação de desmaio
- Dificuldade em respirar, falta de ar
- Dores de cabeça
- Frequência cardíaca rápida (palpitações)
- Zumbidos nos ouvidos
- Palidez progressiva da pele
- Dificuldades de concentração
Uma boa alimentação é a melhor forma de prevenir a anemia na gravidez. O consumo de alimentos ricos em ferro (tais como vegetais de folha verde, carnes vermelhas, cereais fortificados, ovos, outros) poderá ajudar a garantir os níveis de ferro de que o organismo necessita para funcionar adequadamente.
Para mais esclarecimentos, podem deixar comentário em baixo ou enviar email para ariadneminos.blog@gmail.com.

INSTAGRAM     |     BLOGLOVIN

1 comentário :

  1. Em casa, tivémos os dois casos: uma anemia por baixa de hemoglobina (eu) com direito a comprimidos de ferro pois a alimentação mais cuidada já não estava a conseguir resolver o problema; e uma anemia por baixa de glóbulos vermelhos (minha mãe), tão severa que ninguém sabia como é que ela andava bem e sem sintomas. Causa desconhecida, manteve-se assim durante anos. Com a idade...passou (estraaaaanho).=P

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)