Copo meio vazio

segunda-feira, março 30, 2015 Ariadne 0 Comments

Sou uma pessoa tendencialmente negativa. Isto acarreta muito stress e discussões. Como sou controladora e, pior, as coisas têm de decorrer à minha maneira, como eu quero, quando eu quero, quando há uma mudança imprevista, ou surge uma possibilidade de haver um contratempo que não me dá jeito, o pensamento foge logo para os problemas que isso me pode criar, mesmo que não sejam problemas de maior. Em vez de esperar para ver como as coisas se vão desenvolver (muitas vezes nem sequer se concretizam, logo a preocupação era desnecessária) e depois na altura procurar uma solução ou simplesmente fazer as pazes com o assunto e deixar as coisas se resolverem por elas próprias, começo logo a pensar como é que aquilo me vai afetar, e que não era assim que eu queria, e que vai tornar tudo mais difícil, e isto, e aquilo - tudo negativo! Enfim, uma tempestade dentro de um copo meio vazio de água.

É desgastante ver o mundo pelo lado negativo. Não gosto de criar expetativas porque, quando as crio, têm tendência a ser muito altas e depois as coisas correm sempre pelo pior. Esforço-me mesmo muito para não criar expetativas, para não fazer grandes planos, para não ficar desapontada. E não conto a ninguém dos meus planos ou do que se anda a passar; quantas menos pessoas souberem, menor a probabilidade de correr mal (é a única superstição que tenho), menos são as pessoas que estão constantemente a perguntar sobre tal plano, e menos são as pessoas a que tenho de contar se os planos correm mal. Prefiro mil vezes contar "Olha, aconteceu isto e isto, poderia ter corrido assim tão bem, mas no fim acabou por não acontecer nada".

Se eu gostaria de mudar a minha forma de ser? Claaaaro!!! Quanto menos stress pudesse ter, melhor. No entanto, o ser humano tem mesmo tendência para assumir naturalmente o lado negativo da vida e contradizer-se dá mesmo muito trabalho. Mas!, a mente pode ser treinada; é só questão de se querer e esforçar.

INSTAGRAM     |     BLOGLOVIN

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)