Doces, Doces, Doces!
O que fazer?...

quinta-feira, abril 09, 2015 Ariadne 0 Comments

Eu não sei quanto a vocês, mas eu funciono da seguinte forma: há fases em que só me apetece comer doces, ou simplesmente comer porcarias, e vem a Páscoa (agora mais recentemente), ou o Natal, ou aniversários e há ainda mais doces para comer; quando estas épocas acabam, estou tão enjoada de doces, mas sinto necessidade de os comer. Em boa parte é uma simples gula, mas outra parte está relacionada com o nosso organismo.

Quando ingerimos alimentos, especialmente aqueles ricos em hidratos de carbono (como o açúcar), produzimos uma grande quantidade de glucose (um tipo de açúcar) que, uma vez na corrente sanguínea, vai ser distribuída pelo organismo; um fluxo constante de glucose ao cérebro indica que está tudo bem. Uma baixa de glucose no sangue faz com que o cérebro comande a ingestão de alimentos para que os níveis de glucose voltem a subir. 



Os desejos por doces ou outros hidratos de carbono surgem de flutuações nos níveis de glucose no sangue (ora estão muito baixos, ora estão muito altos), muito provavelmente causadas por uma desregulação no metabolismo da glucose. Isto leva a uma série de complicações no organismo, podendo mesmo vir a desenvolver doenças metabólicas como a diabetes (eu que tenho propensão genética para esta doença tenho mesmo, mas mesmo!, de começar a ter mais cuidados).

Da mesma forma que o nosso organismo por vezes necessita de ajuda exterior para superar certas condições (muitas vezes a força de vontade não é suficiente porque já existe um desequilíbrio químico e hormonal muito grande), também é necessário dar-lhe um empurrãozinho para controlar a vontade de comer doces e outros alimentos ricos em hidratos de carbono. 

Existem no mercado diversos suplementos para controlar a vontade de comer, mas eu aconselho sempre (e eu própria comecei a tomar esta semana para combater os excessos da Páscoa e do aniversário do meu sobrinho ) o suplemento BioActivo Crómio. Eu sou fã do BioActivo Q10 Forte devido ao seu efeito comprovado, mas especialmente devido à rapidez de ação.


O que é o crómio e como funciona?
O crómio é um elemento chave na ação da insulina, a hormona responsável pela retirada de glucose do sangue, promovendo a sua absorção pelas células. Se a insulina falha, a glucose acumula no sangue e não faz o seu trabalho. Basicamente, uma concentração constante  de crómio vai fazer com que a insulina trabalhe mais e melhor, diminuindo os níveis de glucose no sangue. Ao fim de alguns dias, o crómio atinge uma concentração estável, fazendo com que deixem de existir as tais flutuações dos níveis de glucose, diminuindo os desejos por doces e a vontade de comer hidratos de carbono.

Nunca tinha tomado este suplemento porque até que conseguia controlar-me, mesmo sendo gulosa. No entanto, há dois dias comecei a tomar o BioActivo Crómio para ver se controlo esta ingestão de açúcar. Já o tinha aconselhado à minha amiga Lola e dei também uma embalagem à minha mãe, porque ela queria começar a comer menos.
A minha mãe nota que fica mais saciada com um pouco menos de comida, não coloca o pacotinho todo de açúcar no café e já não petisca bolos entre as refeições; apesar de não o comer em grandes quantidades, também notou que já não precisa de comer muito pão (um hidrato de carbono pesado) para ficar bastante satisfeita.

A Lola enviou-me o seguinte testemunho:
"Sempre fui uma pessoa que gosta de comer, adoro doces e se os começo a comer durante algum tempo fico logo viciada, a sensação é mesmo essa, vício. Para mim, são tão aditivos que não consigo parar de pensar em doces até comer algum. Sinto aquela ansiedade por chocolate que não nos deixa concentrar em mais nada, como se estivesse insatisfeita depois de uma refeição, e, mesmo sabendo que não tenho fome, não consigo controlar aquela necessidade de ir de propósito à loja comprar um chocolate.
Este vício sempre foi um problema até me terem apresentado o BioActivo Crómio, aquela ansiedade toda desapareceu. Claro que continuo a gostar de doces, mas consigo controlar-me, não sinto necessidade de comer e consigo concentrar-me perfeitamente no que esteja a fazer. Foi definitivamente uma mais valia ter começado a tomar o BioActivo Crómio, tanto mentalmente, pois não estou sujeita àquela pressão toda, como fisicamente - comer menos doces é sempre bom para o nosso organismo. Recomendo a todas as pessoas que têm o mesmo problema que eu com os tão adorados doces."

Tomar 1 comprimido por dia, ou segundo a indicação do médico. Engolir o comprimido inteiro, à refeição, acompanhado de um copo de água.
Adequado a vegetarianos.

Consultar sempre um médico ou farmacêutico antes de começar a tomar qualquer suplemento ou medicamento.

Qualquer questão pode ser deixada nos comentários ou por email: ariadneminos.blog@gmail.com.

INSTAGRAM     |     BLOGLOVIN

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)