O que sabes sobre o sono?

sexta-feira, junho 12, 2015 Ariadne 4 Comments


O sono é necessário para sobreviver e gozar de boa saúde e, embora ainda não se conheça exatamente os mecanismos pelos quais o sono nos beneficia, ele é mais do que um intervalo de tempo em que o "cérebro desliga e o corpo repousa". Um sono normal será então aquele que proporciona uma sensação de bem.estar ou descanso físico e mental, de noite "bem dormida", com recuperação de energias, permitindo executar em boas condições físicas e mentais as tarefas do dia seguinte.

Mitos
- Durante o sono, o cérebro descansa.
- O aborrecimento provoca sonolência, mesmo depois de uma boa noite de sono.
- Ressonar não é prejudicial, desde que não perturbe os outros.
- Com o aumento da idade, a necessidade de dormir diminui.
- Independentemente do estado de sonolência, uma pessoa pode forçar-se a ficar acordada.
- Quando estamos sonolentos enquanto conduzimos, aumentar o volume do rádio é uma excelente maneira de ficar acordado.
- Os distúrbios do sono são causados principalmente por preocupação e problemas psicológicos.
- A maioria dos distúrbios do sono desaparecem sem qualquer tipo de tratamento.

Factos
- Dormir apenas uma hora a menos por noite, prejudica o normal funcionamento e aprendizagem do cérebro.
- Ficar na cama de olhos fechados não satisfaz a necessidade de dormir do organismo.
- Todas as pessoas sonham todas as noites.
- O corpo humano nunca se ajusta a trabalhar no turno da noite.

10 medidas para uma melhor higiene do sono
Usa a cama somente para a intimidade e para dormir.
Não trabalhes ou vejas televisão enquanto estiveres deitada(o).
Cria um padrão de sono diário, deitando-te e acordando à mesma hora, inclusive aos fins de semana,
Torna o quarto um ambiente confortável para dormir.
Evita temperaturas muito baixas ou muito altas, barulho e luz.
Vai para a cama apenas quando tiveres sono. Realiza atividades relaxantes antes de dormir.
Pratica desporto diariamente, mas não 2 a 4 horas antes do deitar.
Se estiveres com fome, faz um pequeno lanche, mas evita comer em demasia nas 2 horas que antecedem o deitar.
Evita dormir a sesta.
Não fumes ou ingiras álcool nas 4 a 6 horas antes do deitar.
Se não conseguires adormecer, não continues a tentar. Levanta-te e faz alguma atividade relaxante até te sentires cansada(o).
Não olhes para o relógio durante a noite.

4 comentários :

  1. Post extremamente interessante, principalmente para quem, como eu, tem um distúrbio de sono. :) Não modificaria nenhum dos pontos que escreveste, e na parte das medidas até acrescentaria que é preciso ver que a televisão e o computador (mesmo que estejamos relaxados a ver uma série) podem ser estimulantes. Eu tinha de desligar as tecnologias cerca de 2 ou 3 horas antes de dormir, assim como não podia ler nada que não fossem revistas cor-de-rosa (já que gosto de livros de suspense e assim). :)

    E também é verdade que toda a gente sonha, o que acontece é que não se lembram. E depois há os que como eu sabem perfeitamente que tiveram 5 sonhos e são capazes de descrever a decoração da casa onde se tinha passado um sonho, ou dizer como estavam vestidas as pessoas, lembrando-se de todos os pormenores.

    Ah, mais um ponto: concordo contigo que é preciso tratamento (muitas vezes simplesmente uma mudança de hábitos chega) mas este depois adapta-se a cada pessoa. Eu fui proibida de fazer palavras cruzadas, sudokus, etc, antes de dormir para não estimular o cérebro. A minha avó faz o seu sudoku já na cama como rotina para finalizar o dia. A minha mãe dizia-lhe que ela estava a fazer mal até ao dia em que decidiu tentar pois andava com dificuldades em adormecer. Resultado: chega a adormecer enquanto faz o sudoku pois aquilo distrai-a das preocupações do dia-a-dia de tal forma que relaxa e adormece. =P

    ResponderEliminar
  2. Dormir para mim é um acto sagrado, o meu único pecado é mesmo a TV ligada!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  3. Nomeei-te para a TAG 11 factos sobre mim :)
    Espero que respondas :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Muito muito bom este post!
    E sim, eu faço muitos erros, percebi agora... :/
    Beijinho

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)