Alergia solar

sexta-feira, agosto 21, 2015 Ariadne 0 Comments

Esta é uma questão que me aparece muitas vezes na farmácia, especialmente entre aquelas pessoas que não estão habituadas a uma exposição solar tão intensa. A alergia solar é uma reação do nosso corpo à exposição solar, caracterizada por vermelhidão, prurido e erupções cutâneas mais frequentemente encontradas nos braços, zona do decote e pescoço, podendo ser encontrada no corpo inteiro nos casos mais graves.


Eu prefiro o tratamento tópico em primeira instância, especialmente quando afeta poucas zonas corporais. Para aliviar o prurido e a vermelhidão, colocar um creme com um anti-histamínico - o Benaderma com Calamina é sempre uma boa opção. Lavar com um gel de duche calmante (A'Derma Gel Moussant) e deixar de usar produtos com perfume também ajuda a diminuir a reação. Quando o tratamento tópico não é suficiente ou quando abrange áreas mais extensas, aí já se recomenda um anti-histamínico oral* em conjunto com o tratamento tópico; a cetirizina é um anti-histamínico eficiente nestes casos, devendo ser tomando um comprimido por dia, ao deitar. Adicionalmente, pode-se colocar durante uma semana um creme de hidrocortisona* apenas ao deitar, pois as cortisonas reagem com a luz solar, agravando o problema.

Para aqueles que já sabem que reagem ao sol, podem fazer um tratamento profilático com anti-histamínicos orais* uma a duas semanas antes e durante o período da exposição solar para tentar diminuir a reação.

Como a pele com alergia é considerada uma pele sensível, a proteção solar também deve ser adequada. Não devem ser usados protetores com grandes quantidades de álcool ou perfume, assim como potenciadores de bronzeado. Preferencialmente, devem ser usados protetores com filtros minerais, ou seja, é uma proteção solar com um filtro solar que não provoca reações na pele.  A ISDIN contém também um protetor solar especial para a pele que faz alergia solar; é um produto com proteção solar elevada e ação calmante, para aliviar o prurido.


A seguinte parte é mais opcional. As águas termais são produtos calmantes e refrescantes, ideais para acalmar uma pele reativa.

*Deve sempre consultar um médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento para se certificar que não existe qualquer problema, interferência, interação com medicação que eventualmente faça ou problema de saúde que eventualmente tenha.

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)