Orquestra XXI

sábado, setembro 05, 2015 Ariadne 0 Comments


Na quinta feira à noite fomos até Faro ver a Orquestra XXI. A minha mãe ligou-me dias antes a perguntar se eu e o D* não queríamos ir com ela e nós dissemos que sim (claro). Nunca tinha ouvido falar deste grupo; a minha mãe disse-me que era música clássica e eu, que adoro música instrumental, clássica incluída, fiquei super satisfeita, mas tive receio que o D* se aborrecesse. Nada disso: foi espetacular! 
Este é aquele tipo de música que eu amo. A música entra dentro de nós e vai direta ao coração; tanto nos sentimos tristes, como felizes, com vontade de levantar da cadeira e fazer parte da magia que está a acontecer em palco. Algumas músicas ouvi de olhos fechados (parece que se sente mais assim), mas passei a maior parte do tempo a observar os músicos e dá para reparar quais são aqueles que de facto têm uma paixão avassaladora pela música e pelo instrumento que tocam. Reparei mais isso no primeiro violinista; a dedicação dele era palpável!! 
Os violinos são, sem sombra de dúvidas, o meu instrumento favorito. Sempre tive pena de não ter a dedicação para aprender a tocar, mas eu conheço-me. O som que produzem é algo do outro mundo. 

Ora, eu não conhecia esta orquestra (nem muitas outras, para dizer a verdade...), mas a minha mãe pesquisou um pouco e disse-me que este é um projeto composto por músicos portugueses a viver no estrangeiro. 
"Característica da Orquestra XXI é a pluralidade de experiências dos seus elementos, espalhados por cidades como Londres, Paris, Berlim, Zurique, S. Petersburgo, Madrid e Amesterdão, alguns desenvolvendo a sua actividade profissional em organismos como a Orquestra Sinfónica de Londres, Orquestra Nacional de França, Filarmónica de Dresden e Ópera de Zurique, ou estudando em escolas como a Hoschule für Musik Hanns Eisler, Zürcher Hoschule der Künste, Royal Academy of Music ou o Conservatório Estatal N. A. Rimsky-Korsakov." in Orquestra XXI website.

Para este mês, pelo menos, já não têm mais concertos agendados no seu website. Aconselho visitarem o Youtube e o Website deles (links em baixo) para descobrirem mais sobre esta iniciativa jovem. Adorei mesmo a experiência!
Orquestra XXI

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)