Halitose

sexta-feira, outubro 16, 2015 Ariadne 0 Comments


Wow, que palavra estranha! Halitose refere-se a um mal comum a muitas pessoas: mau hálito. Mas mau hálito não é sinónimo de má higiene. Entrem para saberem mais!


Halitose é o termo utilizado para designar um hálito menos fresco, um odor menos agradável que é exalado da cavidade bucal e, quando isso acontece, significa que existe um desequilíbrio no organismo.

A halitose pode acarretar como consequência efeitos psicológicos relevantes. As pessoas que sofrem desta condição estão cientes das implicações e tentam desesperadamente disfarçar o seu mau hálito usando pastilhas, escovando os dentes compulsivamente e bochechando várias vezes ao dia com colutórios orais. 
Por outro lado, é também frequente que as pessoas que têm halitose tentem cobrir a boca, manter uma certa distância dos outros e, até mesmo, evitar qualquer interação social.

Causas do mau hálito
Causas orais mais frequentes
» Má higiene
» Língua coberta por placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada
» Patologia periodontal (gengivite, periodontite)
» Baixa produção de saliva

Causas não orais
» Patologias do aparelho respiratório/gastrointestinal
» Doenças metabólicas, como a diabetes
» Hábitos alimentares como jejum prolongado, ingestão de alimentos ricos em odor, entre outros
» Determinadas terapêuticas farmacológicas
» Fumar pode provocar mau hálito ou doença das gengivas que, por sua vez, também podem causar halitose

Prevenção e tratamento
A escovagem dentária adequada, a utilização do fio dentário e higiene da língua são essenciais, assim como o recurso a colutórios orais. Os colutórios que contêm agentes antibacterianos como clorohexidina ou agentes como acetato de zinco parecem ter os melhores resultados na redução do mau hálito.

Ainda a decorrer é o passatempo para ganhar uma embalagem de suplemento de magnésio, ótimo para combater o stress e fortaceler os músculos! AQUI.

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)