O magnésio e o stress

quinta-feira, outubro 01, 2015 Ariadne 4 Comments

No início da semana escrevi este post sobre um regresso ao trabalho mais saudável. Trabalho é muitas vezes sinónimo de stress. Hoje venho falar um pouco mais sobre stress, como o combater e no final tenho uma surpresa. Basta clicar em 'Read more'.


Mas afinal o que é o stress? 
Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormonas, entre elas a adrenalina. O indivíduo fica em "estado de alerta" e em condições de reagir. Em segundos, as hormonas espalham-se pelas células do corpo, a respiração e batimentos cardíacos aceleram; sintomas denominados "reação de luta ou fuga". Ao acalmar-se, o corpo reequilibra-se, o que não acontece quando os efeitos do stress já são graves.

Todos temos stress. Os nossos corpos estão preparados para sentir stress e reagir. Ele mantém-nos em alerta para evitar o perigo. Mas nem sempre é possível evitar ou alterar as situações que nos podem causar um excesso de stress. Quando o stress persiste, os seus efeitos criam desarmonia no corpo que enfraquece, perde resistências e pode adoecer. 
A Organização Mundial de Saúde coloca os problemas cardiovasculares, sobretudo a hipertensão, em primeiro lugar na lista das doenças profissionais. Mas logo a seguir, surgem também as perturbações psíquicas e físicas directamente relacionadas com o stress, que atingem mais de 50 por cento dos trabalhadores.

O nosso corpo emite muitos sinais de alerta de stress.
Ansiedade
Sinais físicos
Outros sintomas físicos
Distúrbios no sono/ insónias
Irritação
Falta de concentração
Preocupação excessiva
Tristeza
Alterações frequentes de humor
Postura curvada
Sudação nas palmas das mãos, suores frios
Fadiga/cansaço crónica/o
Aumento ou perda de peso
Tremores
Esgotamento
Taquicardia
Consumo de drogas e álcool
Mudança frequente de emprego
Insatisfação
Baixa auto-estima
Isolamento nos relacionamentos
Sentir uma agitação constante
Fobias e ataques de pânico

Magnésio
O magnésio é um nutriente por vezes esquecido que é essencial para todas as funções do organismo. Ajuda quando nos sentimos cansados e exaustos, com insónias, no tratamento de cãibras, na ansiedade e no ritmo cardíaco irregular.
Uma das funções do magnésio é contribuir para o normal funcionamento das funções psicológicas. Quando sentimos stress é mais difícil permanecermos concentrados, manter o bom humor, recordarmo-nos de pormenores e focarmos no essencial. O magnésio é importante para este equilíbrio. 
A maior parte das pessoas não sabe que beber muito café (culpada!) - o que pode ocorrer em períodos de maior stress - reduz os níveis de magnésio no organismo.

BioActivo Magnésio
Existem diferentes suplementos de magnésio disponíveis no mercado. O BioActivo Magnésio combina 3 formas de magnésio num só comprimido que se dissolve rapidamente no estômago, garantindo uma ótima absorção. 
Para ajudar-vos a combater o dia-a-dia desgastante, a diminuir a exaustão e ansiedade, contribuindo também para o bom funcionamento dos músculos, sistema nervoso e funções psicológicas, a Pharma Nord e eu temos uma embalagem de BioActivo Magnésio para vos oferecer.
Para tal, basta deixar um comentário com a vossa forma de combater o stress. A melhor história vai ser selecionada no dia 25 de outubro e anunciada no dia 26. Partilhem e participem! ;) Estamos ansiosos para conhecer as vossas histórias. 

4 comentários :

  1. Antes de mais tento identificar a ou as fontes de stress para poder eliminá-las. Penso em todas e e vejo o que pode ser eliminado de imediato! Para as que não têm solução definitiva tento procurar formas de atenuar. Tento eliminar aquelas que me provocam mais stress que prazer. Tento fazer "agora" o que pode ser feito e o que não conseguir deixo para o dia seguinte, tentando controlar ao máximo o meu dia. Tento começar as minhas tarefas com 10 minutos antecedência para ter a certeza que posso fazer nas calmas e não me vou atrasar nem stressar! Não tentar controlar tudo apenas aquilo que sabemos que podemos, as restantes coisas deixá-las fluir naturalmente, Aceitar as situações que não podem ser mudadas no desfecho que nos for apresentado. Respeitar a forma como os outros fazem as coisas. Tentar delegar aquilo que não nos é possível fazer, fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode descontrolarnos e concentrarmo-nos apenas numa única tarefa. Evito pessoas difíceis, aquelas que tornam a minha vida mais complicada, tento simplificar as minhas tarefas, tento criar mais tempo livre , em vez de correr abrando um pouco o meu ritmo, disfruto mais da companhia das pessoas à minha volta e entrego-me aos prazeres da vida. Ajudo os outros e ao seu bem-estar, dou uma pequena caminhada sempre que posso, apanho ar fresco e contemplo o céu, falo um pouco com quem gosto e agradeço todos os dias a vida que tenho! :)

    ResponderEliminar
  2. para des-stressar gosto de caminhar pela natureza ou então ir para o meu quarto ouvir música calma.

    ResponderEliminar
  3. Ótimo passatempo :)

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu costumo ter muito stress e infelizmente as vezes a minha vida não está assim tão complicada mas não consigo controlar... ao ponto de me começar a cair o cabelo :/.

    Geralmente quando quero descontrair, dou um belo concerto de coveres da banda mais pimba que p'rai houver, enquanto tomo um rico banho de imersão. Resolve o meu stress... pior é a conta da água :P

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)