Quarto dia de férias - Parte I

sexta-feira, outubro 30, 2015 Ariadne 1 Comments

Ontem foi o dia do Simpósio Pré-Congresso. O Centro de Congressos de Lisboa é enorme! E de facto foi bastante fácil cá chegar a partir da casa onde estou; basicamente é só descer a rua e andar uns dez minutos para a direita.
O dia foi preenchido com palestras sobre a Indústria Farmacêutica (a minha favorita), Análises Clínicas, Farmácia Comunitária e Farmácia Hospitalar (as mais secantes!).
Oh, Portugal é um país incrível! O nosso país é cheio de formalismos: convidam uma pessoa importante do meio, só para apresentarem outra pessoa - lêem um resumo profissional do orador, fazem imensos elogios e pronto, estão lá só para dizerem que estão.
No painel da indústria farmacêutica foi falado algo que me revolta muito: a incapacidade (ou falta de vontade) das faculdades abordarem e ensinarem sobre as diversas áreas da indústria. Expliquem-me como é que em quatro anos e meio de aulas não conseguem introduzir cadeiras que abordem esta área? Bem sei que é uma área muito vasta, mas nem sequer tocam no tema, ou se abordam é algo muito superficial. As faculdades focam-se muito na principal saída dos farmacêuticos: farmácia comunitária; levam cadeiras e cadeiras a falar sobre esta área, mas levam o curso inteiro a dizer-nos que temos imensas saídas profissionais, que o mundo é nosso, que podemos fazer tudo, mas não nos dão sequer uma amostra do resto. "Ah, mas vocês têm de ser capazes de adaptar e aprender, porque na faculdade não podemos ensinar tudo" - é verdade, mas as faculdades também deveriam ter capacidade de resposta para as questões dos alunos.
Enfim, o dia passou-se em palestras. A princípio julgava que ia passar o dia sozinha porque não conhecia ninguém, mas pouco depois encontrei uns caloirinhos meus e passámos o dia juntos. Almoçámos num café aqui perto e ainda visitámos a Feira do Farmacêutico (antiga Expofarma).

1 comentário :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)