"Cinco horas?"

terça-feira, novembro 17, 2015 Ariadne 0 Comments

"Cinco horas por dia. É o número de horas, em média, que gastamos em 'interações rápidas' (30 segundos) com o telemóvel. Cerca de um terço do tempo que estamos acordados. Esta é a conclusão de um estudo publicado no jornal PLOS ONE, que apurou igualmente que os participantes verificavam os telemóveis 85 vezes por dia, fosse para mandar/ler mensagens, ver notificações no Facebook, ou consultar sites. Quando questionados sobre a quantidade de horas passadas ao telemóvel, a maior parte dos participantes fez uma estimativa que era cerca de metade abaixo da realidade. Apesar de não ser uma grande surpresa (estamos sempre 'agarrados' ao telemóvel, é um facto), cinco horas pareceu-me realmente muito, muito tempo para 'interações' com o telemóvel. 85 vezes por dia?! Estamos sempre a queixar-nos de falta de tempo. Mas, afinal, nós é que o perdemos. Tempo que devia ser da família. Dos amigos. Daquilo que vale mesmo a pena."

Por Teresa D'Ornellas, diretora da revista pH


Este texto é mais uma reflexão e é de facto um paradoxo, uma vez que estou a escrevê-lo numa rede social, e alguns de vocês até podem estar a lê-lo num telemóvel. Os telemóveis já fazem parte integral da nossa vida, mas por vezes é bom ter noção do quão dependentes estamos deles, por mais que digamos que não estamos. 

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)