Esfoliação: os benefícios para a pele

terça-feira, novembro 24, 2015 Ariadne 0 Comments


Hoje venho falar-vos de esfoliação e da sua importância para a saúde da pele. Para que serve? Que benefícios comporta? Como se deve aplicar? Com que regularidade?
A esfoliação é uma grande aliada na rotina dos cuidados de estética e beleza, pois promove a renovação celular e devolve à pele uma aparência mais lisa, saudável e rejuvenescida, eliminando as células mortas acumuladas na sua superfície, que provocam uma aparência áspera, baça, seca e cansada. 

Por seu turno, ao remover as impurezas e libertar os poros, a esfoliação permite uma melhor respiração da pele, preparando-a para uma absorção mais eficaz dos benefícios dos cremes e cosméticos que eventualmente vamos querer utilizar.
Para além disso:
» Melhora a circulação sanguínea;
» Atenua e combate rugas e linhas de expressão;
» Combate o aparecimento dos pelos encravados e da acne;
» Clareia manchas e melhora a aparência de marcas, nomeadamente de acne;
» Estimula a produção de células novas com mais colagénio;
» Evita o excesso de oleosidade.

Mas afinal, o que é a esfoliação?
O processo consiste, basicamente, em esfregar a pele com um creme ou óleo de textura granulada. A aplicação deve ser feita com os dedos, em movimentos suaves e circulares, sendo que nas regiões mais ásperas se deve aumentar a pressão.
A esfoliação pode ser realizada em qualquer parte do corpo, desde que sejam tidos em conta os cuidados e produtos específicos para cada área. 
Depois da esfoliação, convém sempre fazer uma boa hidratação, utilizando um creme de acordo com o tipo de pele. No rosto, também se pode aplicar uma máscara facial.

Quem deve fazer esfoliação e com que regularidade?
Basicamente todas as peles devem ser esfoliadas, embora com os devidos cuidados mediante as suas características. A esfoliação apenas deve ser evitada em peles extremamente sensíveis ou com acne, pois os agentes esfoliantes podem agredir a parte superficial da pele, agravando os eventuais problemas.
Assim, a esfoliação pode ser feita quer em peles secas como oleosas, pois tanto ajuda a eliminar a camada mais dura da pele - permitindo que o hidratante penetre melhor - como ajuda a combater o excesso de sebo. 
O ideal é o seguinte:
» Peles oleosas/mistas: duas a três vezes por semana, quando são usados os esfoliantes normais (com ativos mais suaves pode-se fazer mais vezes). Aqui o importante é desobstruir os poros, reduzindo a existência de borbulhas e pontos negros.
» Pele seca: uma a duas vezes por semana, para diminuir a espessura da pele e reativar a renovação celular, pois nas peles secas esta acontece mais lentamente.
» Pele mista/normal: uma vez por semana
» Pele com acne: quando a acne é moderada a grave, deve evitar-se a esfoliação, pois as pústulas podem romper-se a infetar as glândulas sebáceas, agravando o problema. Se for uma acne leve, pode-se fazer uma esfoliação suave, mas sempre sob orientação médica ou profissional.
» Peles sensíveis: uma esfoliação suave a cada 15 dias.
» Peles maduras: duas vezes por semana, com esfoliantes suaves, devido à sua menor taxa de renovação.

Que zonas do corpo podem ser esfoliadas?
A esfoliação pode ser feita em qualquer parte do corpo:
» Exfoliação facial: vai fazer uma ação de limpeza profunda que desintoxica a pele, tornando-a mais lisa, luminosa e com um aspeto natural. Os exfoliantes faciais devem ser suaves e com menor granulação, para não irritar a pele sensível do rosto.
» Exfoliação corporal: ajuda no combate à celulite e gorduras localizadas, afina as partes mais grossas do corpo - como os cotovelos e joelhos – e evita pelos encravados nas pernas. Os exfoliantes corporais são mais consistentes e com granulação maior.
» Esfoliação labial: elimina as células mortas, renova a pele e deixa os lábios mais macios, uniformes e viçosos. Deve ser realizada uma vez por semana no máximo, pois mais do que isso pode deixar a pele dos lábios sensibilizada. Por seu turno, não é aconselhável em lábios extremamente gretados, já que sua ação abrasiva pode piorar a situação. Nestes casos, o ideal é hidratar bastante os lábios até que eles se recuperem.
» Esfoliação nos pés: evita o dessecamento e as rachaduras e pode ser feita mais de uma vez por semana. O produto deve ser aplicado apenas na planta do pé, nunca na região superior.

Esfoliantes caseiros
Apesar de existirem inúmeros produtos no mercado, apropriados a cada tipo de pele, vou deixar aqui algumas receitas caseiras.
» Para a pele do rosto oleosa e com acne: misturem 2 colheres de chá de açúcar, 1 colher de chá de sumo de limão e 1 gota de óleo vegetal ou azeite e apliquem no rosto em movimentos circulares suaves. Enxaguem de preferência com água gelada, para fechar os poros. Finalizem com um hidratante não oleoso.
» Para pele do rosto normal a seca: misturem 1 colher de chá de açúcar com 1 colher de chá de sal, 3 colheres de chá de óleo vegetal ou azeite e 3 gotas de sabonete líquido. Preparem da mesma forma que a anterior.
» Para o corpo: misturem 2 colheres de sopa de açúcar, com 2 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite e 1 colher de chá de sabonete líquido e apliquem no corpo durante o banho. Finalizem com um hidratante, depois de enxaguar.
» Para os lábios: façam uma mistura de açúcar com algumas gotas de azeite até obterem uma textura pastosa. Esfreguem nos lábios com o dedo, em movimentos circulares suaves. Deixem agir por alguns minutos e enxaguem. Sequem com uma toalha e finalizem com um bálsamo labial.
» Para os pés: misturem 1 colher de sopa de mel com 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de óleo de amêndoas doce e 3 colheres de sopa de creme hidratante à vossa escolha. Antes de aplicar o produto, deixem os pés de molho em água morna durante 10 minutos e sequem com a toalha. Apliquem a mistura, massajando a área com movimentos circulares, dando atenção especial aos calcanhares. Enxaguem e hidratem. Podem fazer o mesmo às mãos.

Eu fiquei convencida a esfoliar. E vocês?

Fotos encontradas através do Google

Este texto foi amavelmente escrito em parceria com a Zaask.

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)