Saúde feminina - 10 erros frequentes

sábado, novembro 14, 2015 Ariadne 3 Comments


As mulheres (todas nós, também já me aconteceu) acabam por cometer pequenos erros que podem afetar a saúde e o bem-estar. Entra para descobrir mais.

Erro 1
Adiar as consultas médicas de rotina
Este é um erro partilhado com os homens, mas a verdade é que estas consultas são essenciais para a realização dos exames de rotina, nomeadamente análises ao sangue, que vão permitir avaliar o nosso estado de saúde e, se necessário, atuar rapidamente para ultrapassar eventuais problemas detetados. Uma consulta anual é o ideal, mas é o médico que poderá indicar a periodicidade desejada para cada um de nós.

Erro 2
Não consultar o ginecologista regularmente
Esta consulta é um complemento à visita ao médico de família, pois o ginecologista é o especialista em saúde feminina: uma vez por ano também (exceto se o médico recomendar uma consulta com mais regularidade) é o momento para esclarecer dúvidas e para a realização dos exames ginecológicos adequados a cada fase da vida, fundamentais para o despiste e tratamento precoce da doença.

Erro 3
Esquecer-se de fazer o autoexame da mama (culpada)
É um gesto simples, mas essencial para a saúde feminina, pois permite detetar eventuais alterações e, se assim for, procurar ajuda médica rapidamente: aproveitar o banho, relaxadas e fazer deste cuidado uma rotina de saúde. Afinal, o cancro da mama é comum, mas o diagnóstico precoce possibilita um tratamento muito mais eficaz.

Erro 4
Pensar que as doenças cardiovasculares ocorrem apenas nos homens
Não. Há cada vez mais casos entre as mulheres e, por isso, há que vigiar regularmente a tensão arterial, colesterol total, glicémia em jejum e peso.

Erro 5
Fazer dietas drásticas
É natural querer perder alguns quilos quando estão a mais, mas nunca através de soluções restritivas: é que os quilos que assim se perdem rapidamente regressam. O resultado é enganador e pode até gerar desequilíbrios nutricionais. O correto e com efeitos duradouros é conjugar uma alimentação equilibrada com a prática regular de exercício físico.

Erro 6
"8 ou 80" no exercício físico
Nenhum dos extremos é saudável. O sedentarismo porque aumenta o risco de excesso de peso e obesidade, além do risco cardiovascular, e o exercício em demasia porque pode causar fadiga muscular e diversos tipos de lesões. Exercício sim, mas com moderação, a um ritmo progressivo e com uma atividade adequada à idade e ao estado geral de saúde. E já agora, que proporcione prazer.

Erro 7
Beber pouca água
A água é essencial para o bom funcionamento do organismo, hidratando-o por dentro e por fora. Há que beber mesmo sem sede: água, chás, tisanas, sumos naturais, sopas... são várias formas mas com o mesmo benefício. Tenta cumprir a meta de beber entre 1,5L a 2L de água todos os dias (ui, isto para mim é um sacrifício).

Erro 8
Não usar protetor todos os dias
Não é só no verão e muito menos só quando se vai à praia que se deve usar protetor solar: no rosto, sobretudo, deve ser um cuidado diário - é que os raios solares incidem sobre a pele mesmo nos dias cinzentos, contribuindo para o envelhecimento precoce. Hoje em dia já há cremes hidratantes, e mesmo maquilhagem, com FPS (que não deve ser inferior a 30), o que facilita muito a vida.

Erro 9
Não se desmaquilhar antes de dormir
O cansaço, o sono ou simplesmente a preguiça podem fazer cair na tentação de não limpar o rosto. Mas é essencial para remover as impurezas que se acumulam na pele ao longo do dia. Dormir com maquilhagem é abrir caminho a uma pele mais seca, poros obstruídos e os tão odiados pontos negros e borbulhas. Limpar é, pois, prioritário, mas sempre com produtos adequados ao nosso tipo de pele, mais suaves para os olhos, e sem esquecer o pescoço. A pele vai respirar melhor. 

Erro 10
Não usar fio dental
A rotina de lavar os dentes (pelo menos duas vezes ao dia) deve incluir a passagem de fio dentário. Nas mulheres, então, é particularmente importante, sobretudo na puberdade, gravidez e menopausa: é que as alterações hormonais propiciam o desenvolvimento de infeções bacterianas  que podem causar doenças das gengivas. Uma limpeza rigorosa permite eliminar todos os resíduos que a escova de dentes não tenha detetado. 

Eu me confesso: cometo frequentemente os erros 3, 6 a 10. E vocês?

3 comentários :

  1. Confesso que não vou ao ginecologista, só fui uma vez na vida.
    Não acho assim tão útil.

    ResponderEliminar
  2. Super importante algumas coisas que apontas-te como dietas drásticas e não beber água, das piores coisas !
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)