A nova solução no combate aos níveis elevados de colesterol

sexta-feira, fevereiro 05, 2016 Ariadne 2 Comments

O arroz vermelho fermentado, ou Monascus purpureus é um alimento usado na cozinha tradicional chinesa há milhares de anos, sendo conhecido na Ásia pelas suas propriedades medicinais. Hoje em dia, é utilizado como suplemento alimentar em vários países. O arroz vermelho fermentado contém entre 75 e 90% de monacolina K, dependendo do tipo.

Em 2011, a EFSA - European Food Safety Authority (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) - publicou um relatório em que confirma que a monacolina K do arroz vermelho fermentado contribui para a normalização dos níveis sanguíneos de colesterol, especialmente do colesterol LDL (o chamado "colesterol mau").
Esta conclusão baseia-se na análise de dois ensaios clínicos (em 1999 e em 2005) nos quais se estudou o efeito da monacolina K vs. a utilização de um placebo na redução dos níveis de colesterol LDL e de colesterol total em indivíduos adultos com hipercolesterolémia (excesso de colesterol no sangue).
O Painel da EFSA responsável por este relatório considerou que, de forma a surtir efeito, a dose diária de monaciclina K tomada deve ser de 10 mg.

Além de confirmar a capacidade redutora dos níveis de colesterol LDL e de colesterol total, a EFSA relembra que a monacolina K pura tem efeito reconhecido na inibição da enzima HMG-CoA reductase, que é fundamental na produção endógena de colesterol.

Assim, a recomendação da toma diária de arroz vermelho fermentado, contendo monacolina K, com o objectivo de reduzir os níveis sanguíneos de colesterol LDL e colesterol total é confirmada pela EFSA, reforçando a evidência científica existente.
No entanto, o seu uso deve ser discutido com um profissional de saúde por indivíduos medicados com lovastatina, uma vez que pode haver interacções entre ambos que alterem os efeitos da medicação.

Tendo em conta estes estudos, a Pharma Nord vai lançar o novo BioActivo Arroz Vermelho

O BioActivo Arroz Vermelho é a melhor solução em suplemento alimentar para controlar os níveis de colesterol. Está particularmente indicado em indivíduos que não toleram os efeitos adversos das estatinas (os fármacos mais frequentemente utilizados para baixar os níveis de colesterol no sangue). 

Sempre produzido com o maior rigor e segurança, o BioActivo Arroz Vermelho contém na sua composição 315mg de arroz vermelho fermentado, dos quais 10mg correspondem a monacolina K natural. Ou seja, para além de conter a dose necessária para demonstrar efeitos clínicos, a Pharma Nord assegura que o seu BioActivo Arroz Vermelho não contém produto sintético só para "encher o comprimido". Isto significa que toda a monacolina K presente é pura e natural, assegurando a qualidade do produto (vs. muitos outros suplementos de arroz vermelho no mercado).

BioActivo Arroz Vermelho é para ser tomado ao jantar, na dose de 1 comprimido. Não é recomendado a menores de 20 anos, nem a quem já toma estatinas para controlar o colesterol no sangue.
Adicionalmente, é recomendado tomar levedura de arroz vermelho juntamente com Q10. O porquê está aqui.

Pharma Nord, eu confio!

2 comentários :

  1. Não conhecia os benefícios deste produto, muito interessante!

    ResponderEliminar
  2. Felizmente os meus níveis de colesterol estão ok. Mas não conhecia nem o arroz vermelho nem os seus benefícios. Obrigado por dares a conhecer não só o arroz como o suplemento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)