Combatendo a ansiedade - A minha ansiedade atual

terça-feira, fevereiro 09, 2016 Ariadne 1 Comments

Há dias falei da origem da minha ansiedade. A princípio eu não sabia que estava a ter ataques de pânico, pensava que tinha alguma doença, e isso tornou-me hipocondríaca; não ajuda nada estudar estes assuntos e achar que se consegue relacionar os sintomas com alguma doença maquiavélica, até havendo um nome para isto - síndrome do médico estudante, enfim!... 
Os meus ataques de ansiedade atualmente acontecem com mais frequência se eu estiver cansada, ou não estiver fisicamente bem; alguma dor mais forte inesperada, ou tonturas de cansaço despoletam um pensamento negativo instantâneo, não consigo controlá-lo, e isso tem tendência a deixar-me nervosa. Algumas vezes consigo controlar o que vem a seguir (gostaria de dizer que consigo controlar a maior parte das vezes...), outras vezes não consigo, mas consigo impedir que chegue a ser um ataque de ansiedade (tirando duas noites em dezembro); fico nervosa, fico com as mãos geladas, mas não me sinto a cair. 
Posso dizer que todos os dias, ou que a maior parte dos dias de uma semana, sinto aquele nervosinho no estômago. Por vezes nem lhe ligo, mas há vezes em que tenho mesmo de me forçar a relaxar, mesmo que seja no trabalho. Quando estou distraída é fácil, mas às vezes, sozinha em casa, tenho tendência a prestar-lhe atenção.


Eu não quero simplesmente ignorar a ansiedade, quero ultrapassá-la, e esse é um dos meus objetivos para este ano, até porque quero coisas novas e diferentes e a minha ansiedade, o meu medo do fracasso, o meu medo da humilhação incapacita-me praticamente sempre. Sair da zona de conforto é algo assustador, mas não pode tornar-se demasiado assustador, e é a minha mente que torna as mudanças em autênticos bichos-papão, quando na realidade, se pensar bem no passado, tudo fica bem no fim!

1 comentário :

  1. Eu também tenho ansiedade...identifique-me mesmo com isto, acredita.

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)