Ideias que inspiram

terça-feira, fevereiro 23, 2016 Ariadne 1 Comments

Numa tentativa de diversificar os vídeos que vejo online, subscrevi o canal TED do Youtube. Para quem não sabe, a TED (Technology, Entertainment, Design) é uma organização não-lucrativa criada nos anos 80 dedicada a espalhar ideias, habitualmente na forma de pequenas e poderosas conversas, com duração de 18 minutos ou menos. Para mais informação, podem aceder ao site
A TED tem vários outros canais também, canais independentes, mas relacionados com a TED tal e qual. Há temas que, de facto, não me interessam, mas essa é a beleza disto: tem milhares de assuntos diferentes, ideias de vários tipos de pessoas, momentos que nos fazem concordar, discordar, pensar. 

Principalmente, não faz com que esteja sempre a ver as mesmas coisas. Quantas não são as vezes que não estamos a fazer nada de interessante e/ou produtivo na internet, mas simplesmente não conseguimos largá-la. 
Hoje vou partilhar convosco alguns dos vídeos que mais gostei.

A year offline, what I have learned | Paul Miller | TEDxEutropolis
A história de um jornalista que se desligou um ano de todas as redes sociais, e o que aprendeu ao longo desse ano. Este homem descreve muito bem a realidade de hoje em dia, na ligação e dependência que temos ao mundo virtual, e o que fez à capacidade comunicativa de certas pessoas.

Monica Lewinsky: The price of shame
Monica Lewinsky tornou-se a amante mais famosa do mundo, quando em 1998 o seu caso extraconjugal com o então Presidente Clinton foi dado a conhecer ao mundo. Apesar de as suas ações serem repreensíveis, o assunto que ela traz nesta conversa TED é muito importante: bullying. Ela fala da sua experiência, nunca se tenta desculpar, mas tenta sim alertar para os perigos da perseguição. 

I'm 17 | Kate Simonds | TEDxBoise
Kate Simonds é uma jovem de agora 18 anos, mas na altura em que ela deu esta conversa, tinha 17 e vinha alertar os adultos do quão errado é descartar as ideias de alguém só porque são novos. Alerta para o facto de, só por ainda estar no secundário, só por ter uma certa idade, não significa que não tenha uma visão madura do mundo, que não tenha ideais próprios, que não tenha ideias para o mundo. 

How to stop screwing yourself over | Mel Robbins | TEDxSF
Mel Robbins é uma mulher multitarefas e nesta conversa dá conselhos muito honestos de como devemos parar de nos sabotar, de atitudes que podemos ter para pararmos de arranjar desculpas para não termos ou sermos o que queremos. 

An Underwater Art Museum, Teeming with Life | Jason deCaires Taylor | TED Talks
Eu já tinha ouvido falar destas esculturas aquáticas e nesta conversa o criador, Jason Taylor, explica os motivos que o levaram a criar estas esculturas de betão que albergam vida marítima e, em certas zonas, se tornaram património de forma a preservar os oceanos. 

Espero que tenham gostado. Que tipos de conteúdo vocês vêem?

1 comentário :

  1. Adoro ver videos do canal TED. Há dos mais distintos assuntos e todos muito informativos.

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)