O perigo de ser perfeccionista

terça-feira, fevereiro 02, 2016 Ariadne 0 Comments

Eu costumava pensar que ser perfeccionista era uma das minhas maiores qualidades, que o facto de tentar fazer tudo de forma perfeita (ou o mais próximo da perfeição) era algo admirável, e nunca poderiam dizer que eu fazia as coisas mal. Oh, como eu me tenho vindo a aperceber cada vez mais como estou enganada.
Este modo de agir, esta necessidade de tentar alcançar a perfeição (mesmo sabendo que ela não existe), tornou-me mais ansiosa do que eu deveria ser. O tentar ter tudo bem, fazer as coisas bem feitas, não arranjar forma de se queixarem do meu trabalho, leva-me a sentir receio de que o que faço não é suficiente e podem apontar o dedo e dizer que não me dediquei, não fiz o esforço, não sou boa o suficiente. O que de facto não é verdade, porque eu faço bem o meu trabalho e não têm razões de queixa. Não deveria ter sempre a perfeição em mente, porque as minhas capacidades são boas para ter um bom desempenho, seja no trabalho, seja em casa. 

Se eu conseguir deixar de ser tão perfeccionista, ou seja, não é passar a ser relaxada e desleixada, é passar a confiar que o que faço, faço bem, e que não é por não estar no pico da perfeição que vai deixar de ser algo bom, conseguirei ter menores níveis de ansiedade. O que, afinal de contas, é todo o objetivo. Não vou conseguir deixar de tentar fazer sempre (ou quase sempre) as coisas bem, mas tenho de aceitar que se delegar tarefas, se confiar nos outros, se não for sempre eu a fazer, que se conseguir aceitar isto, que as pessoas não vão pensar menos de mim, e que eu não devo pensar menos de mim. 

Os clichés por vezes oferecem-nos a melhor das verdades. Devemos tentar sempre ser a melhor versão de nós, mas nós nunca iremos ser perfeitos e isso não faz mal! 

Para finalizar, deixo-vos um artigo com 5 razões para deixarmos de ser perfeccionistas: http://theeverygirl.com/5-reasons-to-ditch-perfectionism

0 comentários :

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)