Combatendo a ansiedade - Distrações

terça-feira, março 01, 2016 Ariadne 2 Comments


Ora, eu posso não conseguir controlar muito bem enquanto estou a ter um ataque, mas há muita coisa que faço para evitar chegar ao dito ataque de ansiedade. Não posso dizer que são atitudes para me manter relaxada, mas sim distrações, algo que me afaste a mente do quer que seja que esteja a causar a ansiedade.
Não faço tudo ao mesmo tempo, e nem estou a dizer que o que faço resulta com toda a gente. Cada um tem a sua maneira de manter a ansiedade à distância. Esta é apenas um registo para mim e uma sugestão para outros.
O que fazem para vos distrair a mente?


Respirar
Pois, o mais básico e o mais cliché. Onde quer que passe, seja na internet, seja com amigos, seja na tal consulta com o psiquiatra há alguns anos, oiço sempre dizer que respirar profunda e lentamente, com um certo padrão cadenciado, ajuda a acalmar. Ora, para mim, isto eram tretas! Juro; de cada vez que tentava respirar lentamente - inspira pelo nariz, expira pela boca - ficava ainda mais ansiosa. Mas lá descobri dois padrões de respiração que me ajudam: um deles, é simplesmente parar de respirar durante uns segundos, suster a respiração enquanto sinto o coração a abrandar; outro não sei explicar, mas sei dizer-vos como o aprendi, e é tão ridículo!.... Estava no dentista a fazer um molde de silicone para os meus dentes, e ele teve de me colocar na boca uma placa de metal com uma pasta amarela, horrível, e tive de respirar muito calma e forçadamente pelo nariz ou ativava o reflexo do vómito. Nesse momento, descobri o meu padrão de respiração para acalmar. Cada um com a sua!....

Música
A música é muito importante para me distrair e também varia consoante o estado de espírito. A melhor ainda é aquela que conheço a letra, não é melancólica, e dá para cantar a alto e bom som (de preferência sem ninguém a ouvir). Se estiver sozinha, sem ninguém a ver, ainda é provável que dance um bocado, ou melhor dizer, esbraceje bastante.
Eis duas das minhas músicas preferidas para soltar as emoções. Uma delas com letra, a outra é da banda sonora do Armaggeddon; esta música faz-me libertar todo o tipo de sentimentos. Quando apenas uma música não é suficiente, está sempre pronta uma playlist do Spotify.



Escrever
Escrever sobre o que estou a sentir liberta e ajuda-me a ver se estou a ser irracional ou não na ansiedade que estou a sentir, qual a melhor forma de solucionar o problema que me está a preocupar, qual a melhor forma de me abstrair em relação ao que me está a incomodar. Daí que o blogue atualmente esteja muito direcionado para esta vertente da minha pessoa.

Arrumar
Arrumar a casa, organizar arquivos, mudar móveis de lugar, lavar a loiça. Tudo o que me mantiver as mãos ocupadas mantém-me a mente livre. Por isso, se algum dia vierem a minha casa e a virem impecável, já sabem: estou numa fase de maior ansiedade. 

Colorir
Pois é, comprei um daqueles livros de colorir para adultos, e de facto fico muito tempo focada naquilo, mesmo que tenha a tv ligada ou esteja na mesma divisão que o D* e à conversa com ele. O foco em manter tudo dentro de linhas e pensar nas cores que quero usar é uma boa forma de manter afastadas quaisquer energias negativas.

Brincar com a gata
A Saphira é também uma boa distração. É muito mimosa, mas adora brincar, correr pela casa, arranhar o seu poste, e exige a sua quota parte de atenção. 

Ler
Bom, ler depende muito da ansiedade, porque há vezes em que de facto distrai, mas outras nem tanto. O mesmo é válido para ver filmes, séries, tv em geral, Youtube.

Sair de casa
Sair, apanhar ar. Isto é algo que eu não faço por norma; quando estou ansiosa tendo a paralisar. No entanto, quando de facto saio de casa, nem que seja ir um pouco à varanda (mas o melhor é mesmo ir dar uma volta), sinto o estado de espírito a acalmar.

2 comentários :

  1. Isto é aquilo em que me apoio para me distrair em situações de Ansiedade (à exceção do último ponto). E estudar também me ajuda :)

    ResponderEliminar
  2. Não sou ansiosa sou é desesperada pelo amanhã ahah

    ResponderEliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)