Hábitos mais saudáveis

terça-feira, maio 10, 2016 Ariadne 5 Comments


Bastou uma semana a comer mal (aborrecia-me cozinhar, fiz três refeições num Mac Donald's e uma na Pans em cinco dias, refeições à base de fritos e pão) e a não beber tanta água para o meu corpo se ressentir imenso. A pele anda baça e no rosto com mais acne, o suor tem um cheiro estranho, não tenho energia (ainda menos), ando mais ansiosa (em virtude dos últimos eventos e de andar mais cansada por comer mal). 
Por isso, eu e o D* andámos a conversar e, apesar de a nossa alimentação ser saudável, queremos diversificar as nossas refeições e comprámos o livro do Jamie Oliver. A minha irmã estava connosco quando o fomos comprar e inspirou-se a comprar o livro da Ella.


Ainda não folheei o livro 'As Delícias de Ella', mas já explorei o do Jamie Oliver e tenho a dizer que torci o nariz umas quantas vezes, não por as receitas não terem bom aspeto, mas por ser tão diferente da minha zona de conforto em termos de comida. E é esse mesmo o propósito: variar, comer diferente, mas saudável, com ingredientes não habituais. O livro dele também fala um pouco sobre o aspeto nutritivo da comida porque fez o livro em conjunto com equipas de nutrição. O que também gosto no livro dele, é o facto de as receitas não demorarem (supostamente) muito tempo e ter muitas sugestões em termos de pequenos almoços, almoços, jantares e snacks. Foram 24,50€, mas acho que para já foi uma boa compra porque são cerca de 100 receitas. 


Agora, os ingredientes são diferentes e alguns deles estão naquelas secções mais caras dos supermercados. No entanto, é uma questão de fazer um estudo cuidado das refeições que iremos fazer, para perceber que ingredientes comprar, e não comprar tudo e mais alguma coisa, gastar um 'dinheirão' e não utilizar seja o que for. E depois é tentar encontrar promoções e onde é que é mais em conta comprar.
Vou mostrar-vos o meu exemplo: não vamos alterar tudo do dia para a noite; eu primeiro vou começar pelo pequeno almoço, diversificar, não ser sempre pão com leite. Explorando as receitas da secção do pequeno almoço, escolhi fazer granola caseira para depois usar em várias receitas e precisava de alguns ingredientes que também sei que vou usar mais tarde para fazer snacks de barritas para levar para o trabalho.


Vamos a gastos. Não comprei tudo num só sítio; fui ao Aldi, ao Continente e ao Pingo Doce, aproveitei promoções. Do topo, esquerda para a direita:
Sementes de Linhaça, 250g - Aldi - 0,99€
Bolachas Gullon, 270g - PD - 0,99€
Manteiga de Amendoim, 350g - Aldi - 1,99€
Farinha integral, 500g - Continente - 0,44€
Flocos de Aveia, 400g - Continente - 0,89€
Arroz integral, 1kg - Continente - 0,99€
Sementes de Girassol, 150g - Aldi - 0,99€
Sementes de Sésamo, 200g - PD - 0,99€
Sementes de Abóbora, 150g - PD - 1,69€
Sultana preta, 200g - Continente - 1€
Mistura de frutos secos c/ sultanas, 150g - Aldi - 1,99€
Esparguete integral, 500g -Aldi - 0,99€

Deu um total de 13,94€, basicamente só em ingredientes para preparar pequeno almoço e snacks (com exceção do arroz e do esparguete). Depois ainda ficarão outros gastos relativamente a mais ingredientes como fruta, iogurtes, leite, ovos. Não considero caro, tendo em conta o tempo que eu espero que estes ingredientes durem.

Para poupar também noutro aspeto, resolvemos comprar plantas aromáticas e fazer um mini jardim botânico e ontem de manhã aproveitei a minha folga para fazer mini jardinagem e tirar as plantas dos vasos em que vinham para um grande que cá tínhamos. Neste momento temos: alecrim, salsa (está meio às portas da morte porque primeiro esteve em cuidado do D* e ele esquecia-se), manjericão, hortelã-menta e cebolinho. Agora é questão de tratar, e depois usar! Heheh!


Agora, só falta a componente de exercício físico regular!... Bom, uma coisa de cada vez! 
Têm dicas, truques, receitas fantásticas que gostassem de partilhar nos comentários? Adorava receber um pouco do vosso conhecimento nesta área! 

5 comentários :

  1. Também estou em fase de comer saudável:)


    Beijinho meu,
    http://danielasilvablogof.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Hoje é o dia de quem está onde tantas vezes não está mais ninguém! Hoje é o nosso dia: Feliz Dia Internacional dos Enfermeiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus parabéns a uma classe de profissionais tão necessária e tão dedicada aos seus doentes! :D

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Querida Minnie, devagar se vai ao longe. Ninguém se torna mais saudável do dia para a noite. O importante é começar e ir aos poucos, hábito a hábito, refeição a refeição, e tentar encontrar uma zona de conforto :D
      Isto para mim também não é fácil; exige força de vontade e eu sou muito desleixada nestas coisas

      Eliminar

Partilhem a vossa história comigo. Todos os comentários serão respondidos nesta página, por isso toca de selecionar a opção "Notificar-me" no cantinho direito ;)